eflexões
leitura feita ao texto de Silvio P. Costa “Mídias-Educação no contexto escolar; Mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Florianópolis” conduz a reflexão de questões que se fazem presente em nosso contexto educacional, no que diz respeito ao uso das mídias. Um ponto citado pelo autor (p. 202) que considera-se relevante para repensarmos a prática escolar como via ao uso das mídias como educação é quando este diz que “não há mídia que não possa ser usada na escola. Entende-se que os professores devem adequar a prática pedagógica integrando as mídias. É fundamental a integração de diferentes recursos, como por exemplo: texto escrito, comunicação oral, a escrita, hipertextual e multimídia. É preciso reconhecer o potencial do audiovisual no proceso ensino apredizagem.
Vivemos numa sociedade onde a cada segundo, milhares de informações são oferecidas diariamente aos nossos jovens e crianças, configurando
uma nova visão cultural na qual dimensões geográficas, línguas
estrangeiras e encontros com diversos tipos de objetos (Vídeo, rádio, jornal e internet, celular, etc.) não se tornam empecilhos para comunicação, exercendo assim, influência constante sobre os saberes dessa nova geração. Constatando
esta influência como problemática, torna-se função da escola buscar
novas estratégias e novos olhares para tal prática, atendendo as
demandas futuras, tendo de crescer em número e em complexidade,
“incorporando” relevância que possam ter significância no cotidiano dos
educandos.
É sabido que estimular o desenvolvimento intelectual
na análise, raciocínio e solução de problemas, apoiados em ambientes e
ferramentas de colaboração; possibilitar ao educando o desenvolvimento
de sua capacidade de aprender a aprender, estimulando a sua autonomia através
de projetos temáticos, multidisciplinares e interdisciplinares
fundamentados no aprender fazendo, experimentando, criando,
investigando, num processo conjunto de coautoria com os seus pares;
desenvolver a capacidade para utilizar a tecnologia por meio de uma variedade de mídias para
pesquisar (localizar, avaliar e coletar novas informações), comunicar
informações e ideias (relatar resultados), efetuar registros diversos e
dar vazão a criatividade (na solução de problemas e tomada de
decisões); envolver o aluno por todos os meios possíveis: pela experiência, pelo som, pela imagem, pela representação/simulação, pela multimídia, pela interação presencial e virtual são procedimentos necessários neste novo milênio.
A
escola, portanto, deve cumprir seu papel de formadora do novo cidadão
e, para isso, não dispensar a colaboração que os meios de comunicação
podem dar.
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